Projeto Primeiras Letras

O Projeto Primeiras Letras visa alfabetizar adultos, que ainda não estejam alfabetizados ou que sejam analfabetos funcionais, para que eles possam realizar tarefas do seu cotidiano de vida, principalmente o profissional. Tem como foco o aperfeiçoamento do processo de leitura, o desenvolvimento de habilidade na escrita e também o aprimoramento de operações matemáticas.

Seu objetivo é atender, gratuitamente, 20 adultos em 2011, chegando até 40 adultos em 2013, com idade superior a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, do bairro de Cavalcante e das comunidades que circundam o referido bairro.

A proposta do projeto se baseia no serviço de proteção e atendimento integral à família, como foco no restabelecimento da dignidade do cidadão ao possibilitar-lhe a capacidade de leitura e escrita, e a possível inserção e inclusão nas mais diversas atividades realizadas pela sociedade atual.

O Projeto tem como objetivos específicos:
- Estimular para que os adultos ingressem em escolas públicas;
- Trabalhar, por meio de aulas diárias, para que todos os alunos do projeto desenvolvam processo de leitura e escrita da língua portuguesa;
- Garantir que os adultos possam possuir documentos oficiais de identificação;